terça-feira, 4 de junho de 2013

Narrativas da Matemática



Formação continuada: Narrativas da Matemática
 O foco principal é a  troca de experiências entre os educadores  e a apresentação de novas tecnologias de ensino, priorizando, contudo o educando como protagonista de sua aprendizagem. Na perspectiva da exploração da ferramenta virtual, levando-se em consideração o interesse dos alunos no uso constante desse recurso. Buscando com isso desenvolver as habilidades leitoras e escritora do aluno, que muitas vezes parecem esquecidas. Diante de tal situação, faz-se necessário criarmos mecanismos para que tais habilidades sejam  desenvolvidas dentro de diferentes contextos, sendo trabalhadas de formas diferentes, o que  lhes permite  diferentes significados. No contexto atual, a velocidade  com que as mudanças vêm ocorrendo faz com que se vivam momentos marcados por inúmeros desafios. Entre eles, se insere o estudo e a busca de novas metodologias de aprendizagem, o que torna a educação um desafio ainda maior. Dessa forma, considerando que a aprendizagem é um processo que envolve vários sistemas e habilidades, buscou-se, neste blog, refletir sobre as dificuldades matemáticas, dissertando com base em experiências divulgadas pelos professores participantes do curso.
      Sabemos que a matemática muitas vezes é vista sob a ótica dos cálculos, dos teoremas e da linguagem matemática, muitas vezes não compreendida pelos alunos. Cabe a nós professores acrescentarmos um pouco mais de inspiração ou  utilizarmos outro tipo de linguagem, mostrando que apesar da matemática ser uma disciplina exata é possível ser utilizada também através de narrativas, poesias, poemas e interpretação de obras literárias facilitando dessa forma melhor sua compreensão. não deve ser tratada como uma ferramenta utilizada para desenvolver isoladamente o raciocínio e as habilidades cognitivas.
É fato que não existe nenhuma fórmula pronta para o processo-ensino aprendizagem, o que temos são alternativas. Cabe a nós, professores/educadores saber qual é a melhor saída, buscando, investigando, descobrindo  e traçando caminhos e metas a serem atingidas e além de tudo incorporando o concreto no belo, na sincronia da natureza, na organização seqüencial dos números e na compreensão como parte do nosso cotidiano.
     Para formarmos alunos aprendentes, é necessário ter claro a relação ensinante-aprendente, ambos são sujeitos compromissados com a transferência de saberes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário