domingo, 23 de junho de 2013

Proporcionalidades.

Publico Alvo: Alunos da 7º ano do Ensino Fundamental.
Duração: 4 semanas ( 20 aulas)

Objetivos:
  • Reconhecer e explorar relações de interdepêndencia entre grandezas, construindo estratégias para resolver situações envolvendo proporcionalidade;
  • Desenvolver de modo articulado razão, proporção e escala, comparando grandezas por meio de razões;
  • Identificar grandezas que variam de forma diretamente proporcional e não proporcional;
  • Traduzir as relações entre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais;
  • Resolver situações  e problemas que envolvam grandezas direta e inversamente proporcionais;
  • Identificar, representar e utilizar escalas.
Conhecimentos prévios:
  • Operações inversas (adição/subtração, divisão/multiplicação e potenciação/radiciação);
  • Múltiplos e divisores (operação com frações);
  • Conceitos sobre razões
O tema será dividido em 4 partes (semanas)  a saber:
1ª semana: Apresentar os conceitos de grandezas e de razão localizando-os no cotidiano escolar .
2ª semana: A partir das razões definir  proporção, analisar uma razão verificando se é ou não uma  proporção.
3ª semana: grandezas diretamente proporcionais.
4ª semana grandezas inversamente proporcionais.

Estratégias:
  • conceituar grandezas utilizando relógios, termômetros, fita métrica e outros
  • conceituar proporção preparando refrescos e/ou analisando recitas como por exemplo, de um bolo;
  • para grandezas direta ou inversamente proporcionais, buscaremos sempre exemplos do cotidiano com que se possa trabalhar. Estes, serão citado durante o processo no momento conveniente a sua utilização.
Procedimentos:
1ª semana
Conceituar grandezas e Razões:

Grandeza: é tudo que você pode contar, medir, pesar, enfim, enumerar, portanto a altura de um edifício ou a massa corporal ou a velocidade que um automóvel desenvolve são mensuráveis e são chamadas grandezas, pois mantém uma relação numérica com o objeto.
Razão: é a relação entre duas grandezas
·         Utilizar o relógio para que em grupo contem minutos dividindo-os em segundos.
·         Mostrar vídeos de automóveis em movimento e discutir quais grandezas estão envolvidas (movimento, espaço percorrido, tempo gasto no percurso e velocidade desenvolvida).
·         Mostrar que a velocidade é a razão entre o percurso e o tempo gasto, para tanto  promover uma dinâmica onde os alunos divididos em grupos andam, outros correm, outros marcam o tempo e todos os grupos medem o percurso.

2ª  Semana:Conceituar Proporção:
Proporção: É a igualdade entre as razões:
·         Com os estudos efetuados anteriormente podemos continuar estudando movimentos, assim temos: Um certo aluno andando demorou 5 minutos para se deslocar no percurso demarcado andando, se dobrarmos o percurso seu tempo aumentará na mesma proporção, ou seja, se o percurso dobra o tempo também irá dobrar (ambas as grandezas multiplicadas por 2).
·         Há de se salientar que nem toda fração é uma razão. Para que seja uma razão é necessário estar relacionada a expressão de uma grandeza.
·         Leitura das razões (7 está para 8, 3 está para 5) e de proporções (7 está para 10 assim como 14 está para 20).
·         Grandezas que na mesma razão, não são uma proporção, e portanto em algumas situações não há proporção direta nem indireta, (Desta vez vamos observar  folhetos de ofertas em supermercado: 100 ml de detergente R$1,20 e 200 ml sai por R$ 2,00).


3ª Semana:
Grandezas diretamente proporcionais:
·         Grandezas que variam numa mesma razão, como as quantidades de suco concentrado e de água para preparar um refresco. Há proporcionalidade direta entre as quantidades de suco e de água.
·         Preparo de suco, compra nas cantina e verificação do preço das balas, quanto maior o número de balas maior o preço a ser pago por elas.
·         Elaboração de tabelas a partir de das dinâmicas já realizadas a fim de estudarmos as proporcionalidades.

4ª  Semana
Grandezas inversamente proporcionais
·         Podemos encontrar grandezas inversamente proporcionais quando observamos que quando uma delas dobra a outra cai pela metade.
·         Desta vez vamos observar as notas da sala em uma redação.Quanto maior o número de erros, menor a nota alcançada.

Avaliação: Será avaliado continuamente a participação do aluno nas dinâmicas, seu desempenho e colaboração para com o grupo, seu aprendizado na realização dos exercícios propostos e na sua elaboração de questões.

Recuperação: A recuperação será contínua, utilizando materiais e atividades diversificadas para atingir a necessidade de cada um.
Marta B. R. Neves

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